UTI Neonatal
1.1. Questões de pesquisa
Investigar o trabalho realizado por enfermeiros (as) na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), e na orientação e comportamento da família e do recém-nascido.
1.2. Objetivos
1.2.1. Geral
Investigar o trabalho realizado por enfermeiros (as) na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
1.2.2. Específicos
Verificar como e realizado o trabalho de enfermeiro (a) nestas unidades.
Pesquisar o relacionamento interpessoal entre os profissionais do setor.
Conhecer as principais atividades atribuídas ao enfermeiro (a).
1.3. Hipóteses
A recuperação do paciente é resultante dos cuidados de enfermagem.
A ética e o respeito são fatores de influencia para o sucesso do tratamento do paciente.
A relação entre família e enfermeiro (a) pode auxiliar no tratamento do recém-nascido.
1.4. Justificativa
Com base no estudo a ser desenvolvido sobre o tema escolhido, pode se compreender a percepção de equipe de enfermagem quanto aos elementos constituintes do processo de trabalho e na assistência de enfermagem prestada às crianças, as medidas de humanização adotadas e se as mesmas proporcionam efeitos na qualidade da assistência de enfermagem. É fundamental o incentivo a equipe, valorizando os profissionais enquanto seres bio-psico-sociais, pois, quando se sentem mais respeitados, valorizados e motivados como pessoas e profissionais, podem estabelecer relações interpessoais com pacientes, familiares e equipe multiprofissional.
Busca-se também a necessidade de instrumentalizar os profissionais com conhecimentos em psicologia familiar, apego entre mãe e filho, relacionamentos interpessoal e direitos humanos, que a atuação seja pautada num modelo de atenção a saúde humanizada.
A principal fonte de prazer, do trabalho e a alta hospitalar do paciente, por retratar de forma mais completa o investimento da produção de cuidados em saúde. Entretanto, apesar dos esforços da equipe e dos recursos tecnológicos, muitas das crianças não