uta - Educação especial
Ulbra- Universidade Luterana do Brasil
QUESTÃO 1
Comente a citação de Jian (2001, p.65 – Tradução livre das autoras), levando em consideração as relações surdo/ouvinte:
Quando os dois lados construíram confiança suficiente para olharem-se frente a frente, com respeito recíproco, o encontro torna-se possível. E somente assim um diálogo produtivo pode acontecer. Através do diálogo, nós podemos apreciar o valor de aprender com o outro em um espírito de referência mútua. Podemos, até mesmo, celebrar as diferenças entre nós como uma razão para expandir nossos respectivos horizontes.
A partir de um diálogo, ou seja, a interação entre dois indivíduos, é possível uma comunicação efetiva, e podemos ainda ir mais além, através dessa comunicação pode-se ter a oportunidade de entender o outro e ser entendido, de expor idéias e refletir sobre as idéias ali colocadas, de buscar o conhecimento, o qual pode ser transmitido ou recebido. Percebe-se então que esta forma de comunicação é de grande valia em qualquer meio, escolar, pessoal, profissional, entre outros, e isso não difere com aqueles que possam dificuldades de fala, surdez ou qualquer outra deficiência, é possível dialogar de diversas formas basta ser recíproco o desejo da interação, da comunicação. Podemos dialogar por diversas linguagens, podendo ser por sinais, gestos, escrita entre outros.
Livro: LIBRAS
ULBRA – Universidade Luterana Brasileira
QUESTÃO 2 Escolha dois itens do Código de Ética da Feneis e escreva um comentário sobre eles.
2. O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências próprias, a menos que seja perguntado pelo grupo a fazê-lo.
5. O intérprete deve adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando a atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função. O intérprete deve cuidar de sua aparência sim, mas de maneira a qual