Usuário de drogas x crime contra patrimônio: estudo de caso da cidade de manhuaçu/mg
*Valter Felipe Santiago
RESUMO
O artigo mostra como a violência e a criminalidade em Manhuaçu tiveram aumento gradual nos últimos anos, alcançando níveis elevados.
O texto demonstra as formas dos crimes em Manhuaçu –Furtos consumados, furtos tentados,roubos consumados e roubos tentados, associando isto ao aumento de uso de droga e o trafico em Manhuaçu.
O objetivo é descrever e discutir a relação entre os níveis de dependência relacional das drogas e a prática de atos inflacionais, na perspectiva da cidade de Manhuaçu. As informações foram cedidas pelo BOPM de Manhuaçu.
Palavras-Chave: drogadiçao ; atos inflacionais; estatísticas.
1-INTRODUAÇÃO
Manhuaçu, chamada como cidade de interior, em meu tempo de criança , dormia se tranqüilamente de janelas abertas. Roubos havia, é claro, mas de pouca monta: no máximo, algum frango que desaparecia do galinheiro ou uma peça de roupa que sumia do varal durante a noite...
Nas cidades grandes, o maior perigo eram os hábeis punguistas, gatunos que, nos bondes ou nos cinemas, discretamente e sem violência, aliviavam suas vítimas das carteiras de dinheiro ou dos relógios de bolso, pendentes das vistosas correntes de ouro então em voga.
Violência também havia: um ébrio que surrava a esposa ou que chegava “às vias de fato” com companheiros de bebedeira, sendo todos devidamente recolhidos à delegacia, onde permaneciam algumas horas, ouviam um bom “sermão” e depois eram liberados...
Durante os últimos anos, entretanto, os índices de ocorrências policiais foram subindo, pouco a pouco e quase imperceptivelmente, de modo que nos fomos habituando, gradativamente e sem nos darmos conta, a uma verdadeira escalada de violência e criminalidade. Hoje, estamos diante de um quadro que nem mesmo em sombrios pesadelos jamais poderíamos ter imaginado, quando de nossa juventude.
Vamos, neste artigo, expor alguns dados e, paralelamente, tecer algumas