Ponto de fusão
CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
DOCENTE: RICARDO VALDÉS
ALUNAS: EANE CAROLINA E RITA DE KÁSSIA
PRÁTICA DE LABORATÓRIO
TÍTULO: PONTO DE FUSÃO
Objetivo: medir a temperatura de fusão da amostra Y (Ácido Oxálico)
Parte Experimental: A amostra Y depois de esmagada para diminuir o tamanho dos cristais é colocada dentro de um capilar que foi preso a um termômetro e fixado em um suporte de maneira em que a parte metálica do termômetro fique completamente dentro da vaselina contida no béquer. O sistema é aquecido lentamente até que o sólido passe completamente para a fase líquida
Metodologia: Micro determinação.
Discussão dos Resultados: O temperatura de fusão verificada na primeira determinação ocorreu entre o intervalo de 102 e 105ºC, na segunda determinação o intervalo foi entre 100 e 101ºC.
Conclusão: O ponto de fusão do Ácido oxálico é de 101-102ºC, a diferença encontrada no experimento pode ser consequência de fatores como, quantidade da amostra, impureza na amostra, tamanho do cristal, razão do aquecimento ou equipamento utilizado.
Anexo:
Questionário:
1) Explique com relação à energia, o estado físico, por que uma substância funde? 2) O ponto de fusão dos alcanos é baixo? Justifique. 3) O que é ponto de fusão misto? 4) Como podemos concluir que um sólido orgânico está puro. Justifique. 5) Definir mistura eutética, ponto eutético e fazer um gráfico explicando.
Respostas:
1) A fusão é um processo endotérmico, requer energia, a chamada energia de fusão. Na fusão as moléculas ganham energia que é armazenada através das formas de movimento (transacionais, rotacionais e vibracionais). Com aumento de temperatura as moléculas irão mover-se mais rapidamente chocando-se com suas vizinhas, rompendo as ligações e desordenando as moléculas. A amostra então muda de sólido, com moléculas ordenadas, para liquido, com moléculas móveis de desordenadas.
2) Em