Politica social no brasil e serviço social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LUCINEIDE DE OLIVEIRA
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
Bom Jesus da Lapa-BA
2012
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ética e Legislação Profissioanl, Políticas Sociais I, Oficina de Formação- Instrumentalidade do SSOC, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do SSOC IV.
Orientadores: Profs. Clarice da Luz Kernkamp, Amanda Bozza, Paulo aragão.
Bom Jesus da Lapa-BA.
2012
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é cooperar e compreender o processo de constituição e expansão das políticas sociais na sociedade capitalista contemporânea, diferenciando o brasileiro e as políticas de sócio-assistencial, estimuladas pela constituição de 1988, que vem atingindo centralidade no país.
O arcabouço jurídico foi instituído pela constituição de 1988 para que fosse concedida, a consolidação do regime democrático no Brasil. Uma reunião de direitos socias, ali foi firmado como resultado de um longo e conflituoso processo de mobilização socias e políticas e que foi um marco político nos anos de 1970 e 1980. Com esse percurso foi buscando a ampliação e o comportamento dos atores sociais, respondendo a demanda em torno da descentralização e da democratização do estado brasileiro. O (SBPS) sistema brasileiro de proteção social teve a participação social representado em diversas modalidades. A analise oferece um resultado para que possa ser feito o debate da atualidade sobre políticas publicas, seja no que refere á sua institucionalização e execução sendo assim no enfrentamento das questões sociais. A participação social no campo das políticas sociais será analisado a partir de suas dimensões, ambas definidas pela constituição