USO E DIVERSIFICAÇÃO DO SOLO
DEFINIÇÃO
Solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
PEDOGÊNESE
Pedogênese é o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que actua sobre um material litológico, originando um solo.
Solos estão constantemente em desenvolvimento, nunca estando estáticos, por mais curto que seja o tempo considerado. Ou seja, desde a escala microscópica, diariamente, há alteração por organismos vivos no solo, da mesma forma que o clima, ao longo de milhares de anos, modifica o solo. Dessa forma, temos solos na maioria recentes, quase nunca ultrapassando idades Terciárias.
Geralmente, o solo é descrito como um corpo tridimensional, podendo ser, porém, ao se considerar o factor tempo, descrito como um sistema de quatro dimensões 1 : tempo, profundidade, largura e comprimento.
Um solo é o produto de uma acção combinada e concomitante de diversos factores. A maior ou menor intensidade de algum factor pode ser determinante na criação de um ou outro solo. São comumente ditos como factores da formação de solo 2 : clima, material de origem, organismos, tempo e relevo.
FUNÇÕES DO SOLO
Principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento (H2O e nutrientes) e disseminação;
Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos;
Controlo do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea;
Habitat para a fauna do solo.
A COMPOSIÇÃO DO SOLO
O solo