Agroecologia
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
MARYANE ALMEIDA SOARES
AGROECOLOGIA: ALGUNS CONCEITOS E PRINCIPIOS
OUTUBRO 2012
MONTANHA-ES
MARYANE ALMEIDA SOARES
AGROECOLOGIA: E SEUS PRINCIPIOS
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Agroecologia do curso Técnico em Meio Ambiente, da escola Dom José Dalvit, sob a orientação do professor Bruno Pancieri.
OUTUBRO 2012
MONTANHA-ES
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta as diferença de uma agricultura convencional, do que não é agroecologia e da agroecologia. A evolução da agroecologia, desde os diferentes nomes em cada país ate o nome final.
A agroecologia aborda conceitos equivocados, podendo prejudicar o avanço da transição agroecologica. A implementação de novos estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis.
2 NÃO É AGROECOLOGIA
A agroecologia faz lembrar de estilos de agricultura menos agressiva ao meio ambiente, promovendo a inclusão social e melhores condições econômicas aos agricultores. Muitos comparam a agroecologia com “ uma vida mais saudável”; entre outros. A agroecologia tem como expectativa uma nova agricultura capaz de fazer bem ao homem e ao meio ambiente.
Muitos ainda fazem confusões com o nome agroecologia, gerando interpretações que prejudicam o entendimento da agroecologia como ciência que estabelece as bases de construção de agriculturas sustentáveis e de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. A agroecologia possui oferta de produtos limpos ou ecológicos contrario às características dos pacotes tecnológicos da Revolução Verde.
3 AGRICULTURA DE BASE ECOLOGICA
Há muito tempo, vêm se buscando estabelecer estilos de agricultura menos agressivo ao meio ambiente capaz de proteger os recursos naturais e que sejam duráveis no tempo, tentando sair do estilo