Uso Sustent Vel Da Gua E A Agricultura
É difícil para a sociedade compreender por que o Brasil, um país privilegiado em termos de recursos hídricos, tem enfrentado falta de água em várias regiões. Ao mesmo tempo, também é difícil para a sociedade entender que produzir alimento demanda água. Na verdade, a água é de grande importância para todos os setores da sociedade e atender a todos os usos e usuários requer um intenso trabalho de planejamento e gestão dos recursos hídricos (RODRIGUES, 2015).
A água é um recurso fundamental se tratando de todos os seres vivos, sendo eles animais e vegetais. Para a agricultura, o desenvolvimento das plantas se torna impossível se houver escassez de água. De acordo com a Associação Brasileira de Direito Agrário (ABDA), dados estatísticos demonstram que a quantidade de água necessária para o uso agrícola varia, aproximadamente, entre 1000 e 3000 m3 por tonelada de grãos colhidos (RURAL SOFT, 2013).
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Uso sustentável da água e a agricultura - com planejamento e gestão não há crise hídrica
Para efetivar o manejo racional da água, o produtor rural deve dispor de práticas conservacionistas que aumentem a infiltração de água, minimizem a erosão e melhorem o uso e manutenção dos sistemas de irrigação. Também é preciso realizar o reflorestamento econômico e/ ou ambiental, a implantação de fossas sépticas e saneamento nas propriedades rurais, bem como realizar a limpeza de nascentes assoreadas, além de evitar a contaminação do solo e da água por produtos de espécie agroquímica ou orgânica (RURAL SOFT, 2013).
Apesar de ser um recurso natural renovável, a água é limitada e a sua quantidade é variável de região para região. À medida que a economia de um país cresce e que melhora a distribuição de renda da população, a tendência é que a demanda por esse recurso aumente. Como a oferta de água é variável, para evitar conflitos e problemas hídricos é importante planejar e fazer a gestão desse recurso. Isto é, compatibilizar a oferta com