Atividade para compor AV2
Preconceito é um julgamento prévio negativo sobre uma pessoa. Quem age com preconceito costuma estar ligado a estereótipos e julga sem ter prévio conhecimento ou informação suficiente a respeito de quem está sendo julgado. Como por exemplo: “Ele tem a maior cara de pobre” ou “deve ser mulher para dirigir tão mal assim”. Discriminação é o ato de restringir a certos indivíduos oportunidades ou privilégios que estão disponíveis para outras pessoas. É fazer distinção entre pessoas, que pode levar a exclusão ou marginalização das mesmas. Como por exemplo: Trabalhadores brancos serem melhor remunerados se comparados a trabalhadores negros que exercem uma mesma função. Segregação é separação, e uma ação política, pautada em leis ou normas, com o objetivo de manter distância entre as classes denominadas inferiores e superiores. São estabelecidas fronteiras espaciais ou sociais, que aumentam as desvantagens entre os grupos discriminados. Um exemplo na sociedade brasileira seriam as favelas que separam e marginalizam os indivíduos, que vivem em situações precárias.
2- Historicamente, a sociedade brasileira foi sempre vista como fortemente miscigenada. Diferentemente do que ocorreu de países como Estados Unidos e África do Sul, o racismo no Brasil não teria chegado a cindir a sociedade radicalmente. Contudo, casos recorrentes de preconceito racial colocam em xeque o mito da democracia racial brasileira. Responda:
I. Em que consiste o mito da democracia racial brasileira?
Segundo Florestan Fernandes, a ideia de que existe uma relação harmoniosa entre as diferentes raças serviu para mascarar o preconceito e as desigualdades brasileiras. Para o autor, surgiu o que ele chamou de preconceito reativo, dizendo que o preconceito é algo degradante: O preconceito de agir com preconceito. Segundo o autor fez-se necessário criar a ideia de que