Uso economico de um Mineral
Trabalho de Geologia para Engenharia (GEO0269). 26/27 Universidade de Caxias do Sul
Profº
Caxias do Sul
2013
Mineral: Substância sólida natural, inorgânica e homogênea, que possui composição química definida e estrutura atômica característica. (ABGE, Geologia de Engenharia, 1998)
Mineral Escolhido: Gipso / Gipsita
Gipsita: mineral sedimentar (CaSO42H2O), tem estrutura cristalina, algumas vezes, finamente granulada. Apresenta-se na cor branca quando puro. Massa específica 2,3 e dureza 1,5. É a matéria prima para a produção de gesso.
Utilização do Mineral: Durante séculos, o gesso foi usado de maneira limitada, principalmente para fins ornamentais, sem alcançar maiores aplicações, devido ao seu tempo de pega (endurecimento) considerado pequeno (de 25 a 30 minutos), mas há algum tempo começou a ser usado em maior escala. Para produzir o gesso primeiro ocorre a extração da matéria prima, o mineral gipso, ou gipsita. A gipsita então passa pelo processo de moagem ou britagem, onde são utilizados britadores de mandíbula ou moinhos de martelo. Em alguns casos também é feito um segundo estágio, em circuito fechado com peneiras vibratórias a seco. Quando calcinada a temperaturas de 150 a 350ºC, a gipsita se desidrata parcialmente, originado um sulfato de cálcio semi-hidratado, conhecido comercialmente como gesso (CaSO4 2H2O). Esse gesso dependendo do processo de calcinação da gipsita poderá se tornar gesso beta ou gesso alfa. O gesso alfa passa por uma modificação na estrutura cristalina, resultando em um produto mais homogêneo. E o gesso beta é utilizado na indústria da construção civil, indústria cerâmica e indústria de modelagem. Ele se caracteriza pelos seus cristais mal formados e heterogêneos, têm mais tendência a formar produtos de menor tempo de pega e menor resistência. Sua maior utilização é construção civil na fabricação de cimento, mas pode ser utilizado na