Exploração dos recursos naturais
Durante o século 20, o principal interesse da indústria ligada à produção de recursos não renováveis transitou dos minerais metálicos para os industriais, além do petróleo e do gás. Isso transformou essa indústria num dos atores principais das economias nacionais.
Os recursos minerais possuem natureza e composição diversas que refletem sua origem. A avaliação da possibilidade de prospecção requer que os geólogos compreendam esses processos e as interações que estão por trás das diferenças entre uma formação rochosa comum e um depósito mineral com valor econômico.
A procura crescente de recursos requer uma exploração contínua e o desenvolvimento de depósitos minerais ainda por serem descobertos. É raro descobrir-se um depósito de alta qualidade mundial, mas não se espera num futuro próximo uma redução global dos recursos não combustíveis, segundo o Projeto Global de Avaliação de Recursos Minerais (USGS). Diversos obstáculos, porém, começaram a restringir sua disponibilidade.
O "problema dos recursos minerais" é, essencialmente, uma questão de economia do desenvolvimento desses reticursos de uma forma social e ambientalmente responsável. Um bom planejamento e decisões que respeitem o desenvolvimento sustentável dos recursos precisam de uma perspectiva global a longo prazo e de uma abordagem integrada relativa ao uso do subsolo, aos recursos e à gestão ambiental. Por outro lado, essa abordagem requer que informações imparciais sobre a distribuição global dos recursos minerais conhecidos, os fatores econômicos que influenciam seu desenvolvimento e as conseqüências ambientais da sua exploração estejam disponíveis.
A indústria de rochas e agregados minerais fornece materiais para estradas,