relatorio
O pH, potencial hidrogênio iônico, é o índice que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. A escala de pH varia de 0 a 14 e quanto menor for seu valor, mais ácida a substancia será considerada, pH em torno de 7 é considerado neutro e acima de 7 é considerado alcalino ou básico.
O valor do pH está diretamente ligado a quantidade de íons H+ presente em uma solução. A propriedade mais notável dos ácidos e bases é a habilidade deles em mudar a cor de certos vegetais que atuam como indicadores. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH.
Objetivo
Detectar o pH das substâncias utilizando o repolho roxo como indicador.
Materiais e reagentes
Repolho roxo
Liquidificador
Peneira
Vinagre
Bicarbonato de sódio
11 tubos de ensaio
3 béqueres de 250mL
1 béquer de 500mL
Agitador magnético com aquecimento
Álcool
Detergente com amoníaco
Detergente líquido
Xampu
Leite
Suco de limão
Solução aquosa de sabão em pó
Clara de ovo
Passo a passo
Utilizando o liquidificador, triture o repolho roxo. Acrescente aproximadamente 250mL de água e deixe bater até que o repolho fique cortado uniformemente em pedaços minúsculos. Passe a mistura por uma peneira fina. Com essa mistura, iremos detectar os diferentes valores de ph, fazendo três testes.
Primeiro teste
Coloque 125mL de vinagre em um béquer. Acrescente 5 mL (1 colher de chá) de extrato de repolho roxo; mexa bem a mistura. Observar a mudança de cor.
Segundo teste
Coloque 125mL de água sanitária que contenha amoníaco em um béquer. Acrescente 5 mililitros do extrato de repolho roxo e mexa bem a mistura. Observar a mudança de cor.
Terceiro teste
Coloque 10g de bicarbonato de sódio em um vidro