Trabalho De Geografia Econ Mica
Este trabalho é uma resenha sobre os temas abordados na primeira parte do seminário apresentado no dia 29/04. São eles: Gás Natural, Carvão Mineral, Energia Hidrelétrica, Energia Nuclear e Petróleo. No intuito de conceber uma discussão geoeconômica, esta atividade didática nos proporcionou reflexão sobre os seguintes tópicos a partir de uma perspectiva geográfica. Ou seja, tivemos a oportunidade de refletir e discutir sobre estes temas de relevância social, debruçando o olhar no uso, na ocupação e na finalidade econômica do espaço geográfico.
2 – Gás natural
Comparado às diversas fontes de energia usadas no meio social e industrial, o gás natural caracteriza-se por ser um recurso energético limpo. Trata-se de uma energia não renovável, porém, o gás natural oferece menos riscos à natureza do que outros combustíveis. Pode ser usado em indústrias substituindo outros combustíveis poluentes como óleos, lenha e carvão, contribuindo também para a redução do desmatamento. A sua utilização como insumo energético apresenta vantagens ambientais se comparadas a outras. Á exemplo pode-se citar a baixa presença de contaminantes; maior facilidade de transporte e manuseio; contribuição para a diminuição da poluição urbana quando usado em veículos automotivos.
O gás natural produzido no Brasil é predominantemente de origem associada ao petróleo e se destina a outros mercados de consumo. Embora o Brasil seja o 37º na lista dos maiores produtores desse combustível fóssil, o ritmo de inserção deste recurso dentro do nosso território esta abaixo do esperado devido à falta de políticas concretas nesse âmbito.
Como em outros setores no âmbito econômico e seguindo seu perfil histórico de manutenção da própria exploração, o Brasil atua como agente exportador, privando a economia interna de um maior desenvolvimento.