Relações Reais e Práticas entre a Psicologia e a Sociologia
Neste trabalho serão apresentadas quais as relações entre a Psicologia e a Sociologia. Ambas, não fazem mais parte da Filosofia e a cada uma agora tem suas metodologias, seus conceitos como ciência. Será colocado como questão e fato de quais são as relações atuais, e quais as relações desejáveis.
I. Lugar da Sociologia na Antropologia
Há sociedade somente entre seres vivos;
A Sociologia é exclusivamente antropológica;
Os sociólogos constatam e registram somente fatos humanos;
A psicologia não estuda somente o homem, enquanto a sociologia é completamente humana;
Há coisas e homens, portanto há o físico e o material, em primeiro, e o número em segundo;
Por trás de um fato social, há história, tradições, linguagem e hábitos.
A psicologia e a sociologia andam juntas, mas, cada uma com seus métodos. Assim como a psicologia trabalha com a mente ou o pensamento humano, a sociologia, por sua vez, trabalha com os fatos da sociedade, ou o comportamento do homem com outros indivíduos, o que pode levar a conceitos mais amplos que a psicologia.
II. Serviços recentes prestados pela psicologia à sociologia
1) Noção de vigor mental – tanatomania, os indivíduos que se creem em estado de pecado ou de enfeitiçamento deixam-se morrer e de fato morrem, sem lesão aparente.
2) Noção de psicose – A hipótese de um estado natural que por si mesmo tem uma força de desenvolvimento, de proliferação, de desvio, de multiplicação e de ramificação, de um estado que se apossa do ser psicológico inteiro, essa hipótese deve tornar-se comum em nós.
3) Noção de símbolo e de atividade essencialmente simbólica do espírito – Na maioria das representações coletivas, não se trata de uma representação única, mas de uma representação escolhida arbitrariamente, ou mais ou menos arbitrariamente, para significar outras e para comandar práticas.
4) Noção de instinto – A representação e