Uso do micrometro
2. Objetivos do Experimento
Medir pequenos comprimentos, pequenas espessuras, larguras, diâmetros, utilizando o micrômetro.
3. Introdução Teórica
4.1. Micrômetro
Segundo Sohn (2009), micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares, utilizado quanto a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm. Patenteado em 1848 por Jean Louis Palmer o instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples, sendo aperfeiçoado ao longo do tempo possibilitando medições mais rigorosas e exatas. Na França, o micrometro, é denominado Palmer em homenagem ao seu inventor (Silva. 2011).
A resolução do micrômetro é obtida da interação entre a chamada: 'rosca micrométrica', que é lapidada no fuso, e a rosca da 'bucha interna'. Geralmente, no micrômetro em milímetro, a rosca micrométrica é de uma entrada e seu passo é de 0,50mm (cinco décimos de milímetro ou meio milímetro). Isto significa que um giro completo (360°) do tambor, e do fuso que lhe é solidário, produzirá um avanço equivalente ao passo (cinquenta centésimos de milímetro), assim, duas voltas completas produzirá um avanço de 1,00mm (um milímetro).
A resolução deste instrumento é obtida graças ao perímetro do tambor, onde são cunhadas cinquenta divisões equidistantes. Um giro completo dele produzirá um avanço de 0,50mm e as cinquenta divisões 'varrerão' a 'linha de referência'. Deste modo, cada divisão do tambor 'marca' o avanço de 0,01mm (um centésimo de milímetro) do fuso (resolução).
4.2. Volume
Arquimedes propôs a fórmula para calcular o volume, a área de um círculo e o valor de π (pi) (Pierr, 2009).
O volume de um corpo é a quantidade de espaço que esse corpo ocupa. Volume tem unidades de tamanho cúbicas. Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico
3.3. Esfera x volume
A esfera surge da revolução de uma semicircunferência. Observe: