Trabalho de metrologia
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
ALCELI AMORIM DA SILVA
RAYANA
--
--
TRABALHO DE METROLOGIA
MANAUS
2009
ALCELI AMORIM DA SILVA
RAYANA
--
--
TRABALHO DE METROLOGIA: RÉGUAS GRADUADAS, PAQUÍMETROS, MICRÔMETROS E GONIÔMETROS
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota parcial do Curso de Tecnologia Mecânica na matéria Metrologia, Escola Superior de Tecnologia
EST – MANAUS
2009
INTRODUÇÃO
A exatidão relativa das medidas depende da qualidade dos instrumentos de medição empregados. Assim, a tomada de um comprimento com um metro defeituoso dará resultado duvidoso, sujeito a contestações. Portanto, para a tomada de uma medida, é indispensável que o instrumento esteja, aferido e que a sua aproximação permita avaliar a grandeza em causa, com a precisão exigida.
Um instrumento de medição é um dispositivo utilizado para uma medição, sozinho ou em conjunto com dispositivos complementares.
Uma medida materializada é um dispositivo destinado a reproduzir ou fornecer, de maneira permanente durante seu uso, um ou mais valores conhecidos de uma dada grandeza.
Uma medida materializada "concretiza" o conceito de uma unidade de medir de determinada grandeza. O Metro é "o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo". O que se faz é pegar o comprimento assim definido e materializá-lo numa barra feita de um material adequado. Pode-se, depois, marcar sobre ela uma escala decimal, materializando assim, também os seus submúltiplos.
Um metro comercial (desses usados para medir tecido) é um bom exemplo de medida materializada. Portanto, é perfeitamente possível realizar medições usando uma medida materializada. De qualquer modo, a medida materializada apresenta sempre valores fixos de uma determinada grandeza.
Um instrumento de medição é