Metrologia
De
Metrologia
Diferenças físicas entre os equipamentos :
Régua Graduada: A régua graduada é o mais simples entre os instrumentos de medida linear. A régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nessa lâmina estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, conforme o sistema inglês.
Utiliza-se a régua graduada nas medições com “erro admissível” superior á menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1/32". As réguas graduadas apresentam-se na dimensões de 150, 200, 250, 300, 500, 600, 1000, 1500, 2000, 3000 mm. As mais usadas na oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").
De modo geral, uma escala de qualidade deve apresentar bom acabamento, bordas retas e bem definidas, e faces polidas. As réguas de manuseio constante devem ser de aço inoxidável ou de metais tratados termicamente. É necessário que os traços da escala sejam travados, bem definidos, uniformes, equidistantes e finos, e ter uma graduação uniforme.
Paquímetro: Utilizado para medição de peças, quando a quantidade não justifica um instrumental específico e a precisão requerida não desce a menos de 0,02 mm, 1” e 0,001”.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. A escala é graduada em milímetros e polegadas, podendo a polegada ser fracionária ou milesimal.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC.
O paquímetro é utilizado em medições internas, externas, de profundidades e de ressalto.
Micrômetro: Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua