USO DO CONCRETO NA CONSTRUCAO CIVIL
RESUMO
Primeiramente é feita uma breve apresentação histórica do concreto. Define-se concreto. Procura-se chamar a atenção para a importância do uso do concreto na construção civil como fator decisivo no desenvolvimento da construção civil moderna. O fato de ser um material maleável, com grande resistência e atender diferentes situações nas construções demonstra a importância do concreto. Ressaltam-se os principais tipos de concreto. Impõe-se aos leitores uma reflexão consciente, sobre as varias opções de concreto e quais as suas principais utilizações nas construções civis.
Palavras-chave: Concreto. Construção civil. Utilização.
1 INTRODUÇÃO.
O concreto é o material mais utilizado na construção civil e em geral é basicamente um composto originado da mistura de pelo menos um aglomerante, no caso o cimento e, também, água, pedra e areia, alem de outros materiais eventuais, os aditivos. É estimado que anualmente, são consumidos 11 bilhões de toneladas de concreto.
Por isso, o trabalho que se apresenta, exemplifica e aponta os principais tipos e as principais utilizações do concreto na construção civil.
Como objetivo da pesquisa fica claro que o concreto é o principal material de construção atual, pois, com a sua distribuição granulométrica perfeita, se torna um material muito resistente e, também maleável antes de seu endurecimento, tornando-se um material que atende as várias necessidades construtivas.
2 HISTÓRIA DO CONCRETO.
A história do concreto remonta ao tempo pré-histórico, quando o homem abandonou a caverna para construir abrigos. Ele usava a lama e gesso, para preencher os espaços entre pedras, se isolar do vento e frio. Mais tarde Assírios e Babilônios, usaram argila misturada com palha. A palha proporcionava ao material uma espécie de esqueleto permitindo sua moldagem. Os Egípcios usavam calcário e gipsita, rico em sulfato de cálcio, para obter um material ainda mais plástico.
Os Gregos aperfeiçoaram o