CONCRETO LEVE COM USO DE EPS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Soares, C.T.1
1Engenharia Civil –UESPI (Tâmara Carvalho Soares 4º período)
RESUMO: A utilização do Poliestireno Expandido (EPS), mais conhecido como isopor, no concreto, resulta em uma aliança de baixo custo para diversas áreas da construção civil devido a facilidade de manuseio do EPS. Essa aliança denomina-se concreto leve, que diminui consideravelmente a massa específica do material que ocasiona menores esforços nas estruturas e montagem de construções pré-fabricadas. Além de proporcionar conforto térmico e isolamento acústico dentro dos ambientes, a utilização do concreto leve também atua como um aliado à sustentabilidade por reutilizar o EPS encontrado em embalagens de produtos industriais. Assim, esse artigo tem por objetivo demonstrar as os benefícios da utilização do EPS na construção civil. Para melhor qualificar essa pesquisa, nos baseamos nos conceitos de Catoia, Ferreira e Ribeiro entre outros.
Palavras-chaves: Poliestireno Expandido, sustentabilidade, concreto-leve.
INTRODUÇÃO
Na maior parte da história da humanidade o homem não conseguiu aliar o desenvolvimento industrial com a sustentabilidade do meio ambiente tornando os recursos cada vez mais escassos e aumentando os resíduos na natureza. O lixo industrial é um dos empecilhos para a sustentabilidade do meio ambiente por não ser dado tratamento específico. Dentre os resíduos componentes do lixo industrial encontram-se em grande quantidade as embalagens de produtos feitas por EPS (isopor), e que podem ser facilmente reutilizadas. E uma das maneiras alternativas para a diminuição do efeito nocivo do lixo industrial é a reutilização do isopor na construção civil através da elaboração do concreto leve, uma maneira rentável e que se aloca em ambas as situações.
O EPS é consequência da polimeração do estireno em água. Um aliado do meio ambiente, por que em sua fabricação não se utiliza o gás CFC, um grande inimigo da camada de