Diferentes tipos de concreto
Resumo
Este artigo foi realizado como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Sistemas Estruturais I, e tem como objetivo demonstrar a teoria e a aplicabilidade do uso de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na preparação de concretos para construções civis.
Palavras-chaves: Resíduos de Construção e Demolição; concreto; construções civis.
Abstract
This article was conducted as part of the activities developed in the of Structural Systems I, and has to demonstrate how theory and applicability of use of Construction and Demolition Waste (CDW) in concrete preparation for civil constructions.
Key-words: Construction and Demolition Waste (CDW); concrete; civil constructions.
Introdução
A construção civil é o setor onde há o maior índice de desperdício de materiais, sendo assim de extrema importância a preocupação ambiental e social para a reutilização destes resíduos de construção e demolição que, na maioria das vezes, acabam sendo jogado fora em aterros. Hoje, já é de conhecimento geral a possibilidade de utilização destes resíduos de argamassa, areia, concreto, cerâmica, pedras, etc. como matéria prima para materiais construtivos reciclados, trazendo assim mais um meio de incluir a sustentabilidade na construção civil.
Este trabalho tem como objetivo explicar como é produzido o concreto com uso de resíduo de construção e demolição (RDC), compara-lo com o concreto convencional, além de exemplificar onde o mesmo é utilizado em construções convencionais e sustentáveis, especificamente focando no uso dos resíduos do concreto, o material mais abrangente e mais fácil de ser reutilizado na construção civil. De maneira mais economicamente e ecologicamente correta, o reaproveitamento desses resíduos é de extrema importância para a sociedade, pois esse processo de “reciclagem” atende as demandas atuais sem prejudicar o futuro.
Reciclagem e Sustentabilidade (Eco 92 e Agenda 21)
A sustentabilidade é um assunto vem