Uso do chá preto (Camellia sinensis) no controle do diabetes mellitus
SILVA, Silvia; OLIVEIRA, Tania; NAGEM, Tanus. Revista de ciências farmacêuticas básica e aplicada. Vol. 31; Nº 3; 2010.
Título
Uso do chá preto (Camellia sinensis) no controle do diabetes mellitus
Introdução
O chá é uma das bebidas mais consumidas em todos os lugares, e pode auxiliar no controle de várias doenças, como por exemplo, o diabetes. Uma doença que acomete o mundo todo, acometendo cada vez um número maior de pessoas.
O intuito do texto é apresentar os efeitos benéficos que o chá pode apresentar, juntamente com uma vida com uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios.
Pontos fundamentais
A importância do uso do chá, não só o preto, mas dando destaque a esse, de diversas maneiras para a prevenção ou auxílio no tratamento de diversas doenças que podem causar danos futuros ao ser humano.
Desenvolvimento
Uma das doenças que mais afeta a população mundial hoje é o diabetes.
O diabetes mellitus caracteriza sintomas como a hiperglicemia e obesidade resultando de um defeito na excreção ou na ação de insulina, ou em ambas. Em longo prazo pode causar problemas maiores como cegueira, disfunção nos rins, coração, nervos, vasos sanguíneos e podendo levar a morte.
Os medicamentos usados no controle do DM podem muitas vezes causar hipoglicemia e outros efeitos colaterais não desejados, mais o fato de serem relativamente caros, as populações, principalmente os países em desenvolvimento tem recorrido a fitoterapia, que se resume a medicação através de plantas medicinais, diminuindo o custo do tratamento e os efeitos colaterais, se comparado com outras drogas utilizadas.
Os diversos tipos de chá extraídos da planta Camellia sinensis são usados como diversos tipos de medicações, sendo apenas diferenciados pelo método de extração. O chá preto é preparado através da desidratação, mistura, fermentação e secagem das folhas, tendo assim uma coloração, sabor e odor acentuados devidos à presença de compostos voláteis (que possuem ponto de