trabalho
O referencial teórico é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
Para a elaboração do referencial teórico, são sugeridos nove passos:
(1) Defina o assunto da sua pesquisa.
(2) Reúna a bibliografia. Comece com pelo menos 20 referências para ter uma visão panorâmica sobre o assunto.
(3) Dê uma olhada inicial nas referências e identifique a estrutura hierárquica do assunto de pesquisa. A estrutura hierárquica vai do assunto mais geral ao mais específico.
(4) Leia a bibliografia reunida com atenção e liste as ideias principais.
(5) Identifique as ideias principais a serem aproveitadas em seu trabalho. Não se esqueça de indicar as fontes de cada ideia.
(6) Rotule todas as ideias para facilitar sua referência futura.
(7) Organize as ideias em seções (normalmente entre 3 a 4 seções deverão aparecer) e subseções (em geral, 3 ou 4 subseções para cada seção).
(8) Escreva o referencial teórico seguindo a sequência hierárquica de apresentação dos assuntos. Dê preferência a ideias abordadas por diversos autores.
(9) Conclua o referencial teórico identificando as principais ideias discutidas no seu texto e apontando para as questões de pesquisa em aberto na literatura.
1. Escolha da Área de Pesquisa e Assunto
A área de pesquisa corresponde ao seu campo de investigação. Normalmente a área de pesquisa é mais específica do que a sua área de estudo. Exemplos de áreas de pesquisa são
“estratégia de operações”, “controle de qualidade” e “aprendizagem organizacional”.
Os benefícios da especialização em uma área de pesquisa são: (i) estar a par com os desenvolvimentos mais recentes naquele campo, (ii) fazer um trabalho de pesquisa mais