Uso de T.I
Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apóiam a colaboração entre grupos de trabalho e empresas, as operações eficientes ou a tomada de decisões gerenciais eficazes. A tecnologia da informação pode alterar o modo como as empresas competem. Por isso devemos encarar os sistemas de informação estrategicamente, ou seja, como redes competitivas vitais, como um meio de renovação organizacional e como um investimento necessário em tecnologias que ajudam uma empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.
2.1 O Futuro requer o uso inteligente de T.I. nas Organizações
Não há dúvida de que hoje existe uma grande e variada gama de sistemas e soluções de tecnologia da informação (T.I.) que permitem tornar as operações de gerenciamento, logística, entre outras, bem mais ágeis e eficientes. Mas a questão que persiste é até que ponto as empresas estão investindo nesse sentido e quantas sabem, de fato, extrair e aproveitar adequadamente todo os potencial oferecido por essas ferramentas. Na avaliação dos consultores especializados na área, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Mesmo em se tratando de soluções já consolidadas em boa parcela das companhias, principalmente nas de maior porte, como é o caso dos sistemas transacionais e de execução, como os de gestão empresarial (ERP), de gerenciamento de armazéns (WMS) e de transportes (TMS), entre outros, o que se observa é que geralmente utiliza-se apenas uma fração do que esses recursos possibilitam.
A má ou pouca utilização da área de T.I. ainda acontece por várias razões, a começar pela implantação, que não costuma ser feita de forma adequada. "Muitas empresas acabam subestimando a complexidade da implantação de uma tecnologia, queimam etapas e utilizam menos tempo do que deveriam os serviços de consultorias especializadas para auxiliá-las nesse processo. Com isso, os resultados obtidos ficam aquém do