Uso de dispositivos moveis na educação
Resumo
Este estudo compreende a utilização de dispositivos móveis na mediação pedagógica, perpassando por sua implementação e seus objetivos, considerando a necessidade de políticas públicas para que não haja exclusão digital, a aceitação desses dispositivos por parte de alunos e professores e o preparo dos segundos para que possam utilizá-los como ferramentas que contribuam para a construção de um ambiente propício à aprendizagem, onde seja possível estimular a criatividade e a criticidade do educando.
Palavras chaves: Dispositivos móveis, educação e novas tecnologias.
1. Introdução
Com a globalização vieram inúmeras transformações políticas, culturais, econômicas e científicas, que fizeram com que a tecnologia cada vez mais fizesse parte do dia a dia das pessoas. A velocidade da transmissão das informações trouxe encantamento aos indivíduos, que cada vez mais buscam se adaptar a essas novas tecnologias, fazendo com que as pessoas se tornem dependentes das mesmas. O mercado de trabalho vem cobrando de seus colaboradores o domínio das novas tecnologias, para que possam desempenhar bem as atividades que lhes forem propostas, acompanhando as constantes atualizações que o capitalismo estabelece. Este é um dos motivos pelos quais cobra-se da escola a instrução para habilitar os indivíduos ao manuseio consciente destas. Porém esta vem a ser uma visão um pouco turva, que pode atribuir a escola um caráter tecnicista, perdendo assim a oportunidade de encaminhar os educandos a um desenvolvimento mais autónomo, crítico e criativo.
2. Desenvolvimento
Os dispositivos móveis são ferramentas tecnológicas sem fio com pequena tela e teclado, utilizados para a comunicação, pesquisa e troca de informação entre pessoas de diferentes localidades. Estes são os celulares, tablets, smartphones, PDA’s, televisão portátil, notebook e etc., que facilitam a chegada e a saída de