Uso de adjuvantes
A água é o principal veículo nas aplicações agrícolas. No campo, a utilização de água limpa em aplicações de defensivos e adubações foliares nem sempre é possível, principalmente quando provêm de reservatórios abertos (lago, açude, rio, etc.), sujeitos à influência das águas das chuvas. Alguns herbicidas têm suas moléculas adsorvidas pelos cátions presentes na água, tais como Ca, Mg, Mn,
Fe, K e Na, fazendo com que sua eficiência seja comprometida. Quando a quantidade de cátions é extremamente elevada, encontramos as chamadas águas duras/alcalinas, ricas principalmente em cálcio e magnésio. Vale destacar ainda outros fatores importantes:
Alta tensão superficial (Não espalha)
Alta pressão de vapor (Evaporação)
Acidez/Alcalinidade - pH
Diversos fatores podem contribuir para perdas na aplicação de defensivos e adubos foliares, conforme apresentado na tabela abaixo:
Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação ou à calda de pulverização para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas. Os adjuvantes são substâncias que afetam as propriedades de superfície dos líquidos, proporcionando ajustamento mais íntimo entre substâncias( quebram a tensão superficial do líguido). Suas principais vantagens são:
1. Aumentam a retenção da aspersão onde as superfícies vegetais sejam de pronta molhabilidade;
2. Aumentam a penetração por aumentar a área de contato com a folha através de maior espalhamento da gota;
3. Aumentam a penetração por aumentar a área de contato com a folha como resultado da eliminação de películas de ar entre as gotículas aspergidas e a superfície da folha;
4. Aumentam a penetração através da cutícula, por atuarem como solubilizante ou por afetar a permeabilidade desta;
5. Aumentam o período de penetração por atuar como umectante, mantendo
as