Uso das tic na matemática
|E-Fólio A |
|Mário Alberto Gonçalves Pereira Nº1201817 |
Parte 1
Artigo escolhido: “A utilização do GEOGEBRA em contexto de sala de aula”
Link(url):http://www.apm.pt/files/_SP_Colaco_Branco_Brito_Rebelo_4a413f0bcd4ee.pdf
Resumo:
Este artigo, baseia-se num trabalho desenvolvido por uma equipa de formadores do Programa de Formação Continua em Matemática e leva-nos à discussão sobre a utilização em sala de aula do programa de Geometria Dinâmica – Geogebra, usando as suas potencialidades no ensino e aprendizagem da Matemática, promovendo a compreensão dos conceitos matemáticos, o desenvolvimento do raciocínio e da comunicação, estimulando o estabelecer de conexões entre os conceitos e ainda relações entre ideias matemáticas e outras áreas.
Com esse objetivo são apresentadas 2 tarefas aos docentes dos 1º e 2º ciclo do ensino básico, que podem ser resolvidas na sala de aula.
1ª Tarefa – Construção de um Tangram
Através do Geogebra, onde podem ser exploradas as noções no âmbito do tópico “Figuras no plano”, do 2.º ciclo, e dos tópicos “Triângulos e quadriláteros” e “Semelhança”, do 3.º ciclo. Pode-se, por exemplo, identificar e representar retas paralelas, perpendiculares e concorrentes e estabelecer relações entre medidas dos comprimentos dos diferentes segmentos de reta e dos perímetros e das áreas das figuras que constituem o Tangram.
2ª Tarefa - A Matemática e a Arte: Reproduzir um azulejo
Além de abordar objetivos do tema “Geometria” dos 2.º e 3.º ciclos, insere-se nas indicações metodológicas propostas no novo programa de Matemática (refere que a Geometria deve ter como ponto de partida situações do quotidiano dos alunos recorrendo, por exemplo a azulejos).
Partindo de uma imagem de