Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores de matemática da universidade federal rural de pernambuco (ufrpe)
Palavras-chave: matemática; licenciatura; sociedade tecnológica.
Introdução
Estamos vivendo na era da informação. A produção cientifica no mundo hoje é ampla e digitalizada na sua maior parte, facilitando o acesso das pessoas ao conhecimento e, muitas vezes, ajudando a resolver problemas do seu cotidiano.
Analisando sob essa ótica, observamos que a educação tende a um novo pensar, nele deixando a prioridade no acúmulo de conhecimento e priorizando a análise dele. Atualmente, o maior desafio do ensino é justamente como ensinar para de modo que aluno tenha visão critica e analítica sobre o conhecimento. Alguns autores defendem essa mudança na maneira de ensinar. Nesta linha, Garcia (2008, p. 08) afirma;
O fundamental na educação não é o acúmulo de informações, mas o desenvolvimento de competências e habilidades que nos permitam encontrá-las, lidar com elas, discernir quais são importantes para nós em determinado momento, analisá-las, criticá-las, tirar conclusões.
A análise de uma informação nem sempre é fácil, principalmente se não tivermos uma formação teórica e, hoje, a quantidade de informações nas mais variadas mídias é imensa, sendo o meio tecnológico a principal via, com destaque para a Internet, uma rede de computadores ligados no mundo todo. Diante desse panorama, a tecnologia é algo de grande importância para o professor e o aluno, já que é de onde vem uma parte considerável das informações atualmente.