USO COMERCIAL DA GIBERILINAS
O que é giberelina?
Giberelinas são um dos cinco hormônios das plantas reconhecidos pelos botânicos. Este fitormônio foi descoberto em 1920 pelos biólogos japoneses que estudavam plantas de arroz. Os cientistas pensaram que a planta estava infectada com algum tipo de doença que a fazia crescer e atingir uma altura muito grande, a ponto do caule não suportá-la. Ao invés disto, o que eles descobriram foi que ocrescimento extraordinário era causado por uma substância produzida pelo fungo Gibberella fukuroj. Esta substância indutora do crescimento foi então nomeada de giberelina, que estimula o crescimento do alongamento.
Como a giberelina funciona
Giberelinas funcionam promovendo um crescimento uniforme através do alargamento das células, promovendo um crescimento da altura e alongamento das plantas, com folhas de cor verde-clara. Elas também estimulam a germinação das sementes e outros fenômenos de crescimento, como a formação precoce de flores. Em algumas plantas, a giberelina também modifica sua expressão sexual. Baixos níveis de giberelina impedem a planta de alcançar sua altura natural.
Uso comercial das giberelinas
Existem em torno de 100 tipos diferentes de giberelinas, mas o ácido giberélico (GA3) é normalmente o mais utilizado para aplicações comerciais. Este ácido é utilizado para tratar sementes de algumas culturas de alimentos pois ele desencadeia a quebra do período de dormência. Isto resulta em uma germinação uniforme das sementes. Outro uso comercial para as giberelinas é a aplicação em culturas para produzir frutas sem semente. Um exemplo disto é a uva sem sementes. Aplicações de giberelina permitem que a fruta fique totalmente madura com um tamanho maior do que atingiria sem o hormônio. Cerveja também utiliza giberelina para aumentar a quantidade de açúcar produzido no processo de maltagem. Isto gera um alto teor alcoólico.
Aplicações práticas das giberelinas
1. Giberelinas podem ser usadas na quebra de dormência de