Principais hormônios Vegetais
A auxinas, são hormônios vegetais mais conhecidos, substâncias relacionadas à regulação do crescimento. Das auxinas, a mais conhecida é o AIA – ácido indolilacético.
O AIA nos vegetais não é produzido apenas em coleóptilos (Dá-se o nome de coleóptilo a primeira porção de planta que aparece à superfície do solo. Este desenvolve-se segundo a luz. Se a sua intensidade for constante, a planta ira-se desenvolver na vertical, se for iluminada lateralmente os coleóptilos irão crescer na direção da luz, curvando-se).
Sua produção também ocorre em embriões nas sementes, em tubos polínicos, e até pelas células da parede de ovários em desenvolvimento. Na planta adulta, é produzindo nas gemas apicais, principalmente as caulinares.
O transporte do AIA é polar, isto é, ocorre apenas nos locais de produção para os locais de ação por meio de células parenquimáticas especiais. O AIA age em pequeníssima quantidade, na ordem de milionésimos de MG, estimulando o crescimento dose ótima para estimular o crescimento do caule pode inibir o crescimento da raiz.
A raiz e o caule de uma mesma planta reagem diferentemente ao mesmo hormônio:
A dose ótima para o crescimento da raiz é inferior à dose ótima para o crescimento do caule. A raiz, então, é mais sensível ao AIA do que caule;
• A dose ótima para o crescimento do caule é inibitória para o crescimento da raiz e também inibe o crescimento das gemas laterais.
Uma importante descoberta foi a identificação do primeiro fitormônio, a auxina, ácido indolacético (Kogh et al., 1934). Isso possibilitou o estabelecimento e manutenção indefinida de cultura de calo de cenoura. O interesse do grupo, liderado por Skoog no controle químico da organogênese, concretizou-se com a descoberta da cinetina (primeira citocinina) por Miller et al. (1955; 1956), dando uma grande contribuição à área de cultura de tecidos e ao estudo da fisiologia do crescimento e desenvolvimento de