Uso amaciantes
INFLUÊNCIA DO AMACIANTE NA
COSTURABILIDADE DE TECIDOS DE MALHA
Introdução São diversos os materiais empregados na fabricação de confeccionados, assim como suas propriedades de costurabilidade que influenciam diretamente na qualidade do produto final e percepção do consumidor. Os furos produzidos durante o processo de costura é um dos geradores de índice de segunda qualidade em indústrias de confecção de vestuário, já se sabe algumas das variáveis envolvidas no processo que podem levar à geração do defeito, tais como o calcador, falta de lubrificação do fio, o substrato amaciado, tipo de agulha e o tipo de ponta. O substrato têxtil amaciado será o foco de estudo neste trabalho, pois este é o que recebe toda a carga de força aplicada no processo de costura.
Hipótese O substrato, por não estar devidamente amaciado, poderá gerar atrito demasiado entre fio e agulha, ou seja, o amaciante não estaria retardando a ação do atrito do fio, não o deixando suficientemente “lubrificado”, levando a agulha a não afasta-lo e sim rompe-lo.
Objetivo Verificar a influência do amaciante na geração de furos em tecidos de meia malha 100% algodão (CO).
Metodologia Após a constatação de uma ocorrência separar 10 (dez) peças, preparar uma solução de amaciante, imergir estas peças que apresentaram o problema na solução, deixar por 10 segundos e seca-las em estufa a 150ºC por 3min. Validar o procedimento costurando novamente a peça, verificando a reincidência ou não do defeito.
Revisão Bibliográfica
5.1 Amaciantes Em resumo a ação do amaciante é promover toque mais agradável ao substrato. Os amaciantes possuem afinidade com a fibra, porém não apresentam solidez ao enxaguamento ou lavagens consecutivas pois aderem por meio de ligações químicas fracas. O processo de beneficiamento com amaciante se da á um pick-up de 70%, a uma temperatura de 150ºC e tempo de 3 minutos de exposição. Em nosso estudo infelizmente não pudemos controlar nosso