usjt aula 01 TEXTOS APOIO
TEXTOS DE APOIO
TEXTO 1 – Linguagem verbal X linguagem não verbal
Dialogar pode ser muito mais complicado do que parece. A comunicação não envolve somente a linguagem verbal articulada, como escrita e fala, mas também compreende a linguagem não verbal. Mais antiga, ela se desenvolve de maneira complexa na sociedade contemporânea e abrange outras linguagens – a moda, os gestos, a arte, os sons e os sinais, entre outros.
No livro “O verbal e o não verbal”, Vera Teixeira de Aguiar, 62, professora doutora do Departamento de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, discute o tema de maneira mais aprofundada. Em entrevista, a acadêmica explica como surgiu a oportunidade para a composição de seu livro e discute a questão da linguagem não verbal no presente.
O que é linguagem não verbal?
Consideramos linguagem todas as formas de comunicação que o homem criou ao longo dos tempos. A linguagem verbal é a da palavra articulada e pode ser oral ou escrita. As outras todas são não-verbais: linguagens que se valem dos sons, como a música, as linguagens clássicas e as visuais. Há também as linguagens que são múltiplas, como, por exemplo, o teatro, a televisão, o cinema, que são visuais, sonoras, sinestésicas. Envolvem a visão, a audição e o movimento. O homem se comunica por todo tipo de linguagem, nem sempre é necessário repassar [uma mensagem] pela linguagem verbal. Por exemplo: atravessamos uma rua e há um sinal vermelho. Na maioria das vezes não está escrito “Pare”, há somente o sinal vermelho e ele é uma linguagem. Entendemos que a cor de sinal vermelha é para parar, que na verde se pode andar e assim por diante.
Quais as principais diferenças entre as linguagens verbal e não verbal?
A primeira diferença é o meio. Cada linguagem tem o seu suporte. A linguagem verbal, é também uma linguagem mais racional. Daí poder explicitar o raciocínio lógico, talvez, mais que o