Usinas Nucleares
INTRODUÇÃO:
Usina nuclear é uma instalação industrial utilizada para gerar eletricidade a partir de energia nuclear. Se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos, que através de uma reação nuclear gera calor. As centrais nucleares usam este calor para produzir vapor, que é usado para girar turbinas e gerar energia eléctrica.
Estas centrais apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação. No processo de decomposição radioactiva, é estabelecida uma reação em cadeia que é sustentada e moderada diante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia usada.
A energia nuclear é uma das alternativas energéticas disponíveis no mundo, mas pode causar vários riscos, então muito se discute sobre a utilizacão dessa energia.
Foto que representa a distribuição das centrais nucleares no mundo.
ACIDENTE NUCLEAR:
As instalações nucleares são construções muito complexas, devido às tecnologias industriais utilizadas, e ao elevado grau de segurança que é usado. As reações nucleares são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura tanto que levaria à fusão do reator, e/ou ao vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
-Chernobyl:
Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central teve problemas técnicos e liberou uma grande nuvem radioativa, contaminando pessoas, animais e o meio ambiente. O acidente se deu durante o teste de um método de segurança que iria garantir a produção de energia em caso de acidentes. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7.
-Three Mile Island:
No dia 28 de março de 1979 em Three Mile Island (Pensilvânia), uma falha humana impediu o resfriamento de um reator, do qual o centro começou a derreter. Os dejetos radioativos provocaram uma enorme contaminação, destruindo 70% do núcleo do reator. O acidente foi classificado no nível 5 da