Usinabilidade dos aços
Neste artigo, abordaremos sobre a usinabilidade dos aços. No artigo o aluno de graduação de engenharia, entenderá o significado de usinabilidade e conhecerá o básico sobre usinabilidade dos aços.
Palavras-Chave: Usinabilidade, aço.
1- INTRODUÇÃO
De um modo geral, usinabilidade é o grau de dificuldade de se usinar um determinado material. As propriedades do material que podem afetar a usinabilidade de um material são:
- Dureza;
- Taxa de encruamento;
- Resistência a tração;
- Ductilidade;
- Condutividade térmica.
2- DEFINIÇÃO DE AÇO
Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono, com percentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Distinguem-se dos ferros fundidos, que também são ligas de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,06% e 6,67%.
A diferença fundamental entre ambos é que os aços, pela sua ductibilidade, são facilmente deformáveis por forja, laminação e extrusão, enquanto que peças em ferros fundidos são fabricadas pelo processo de fundição.
No aço comum o teor de impurezas (elementos além do Ferro e do Carbono) estará sempre abaixo dos 2%. Acima dos 2% até 5% de outros elementos já pode considerado aço de baixa-liga, acima de 5% é considerado de alta-liga. O Enxofre e o Fósforo são elementos prejudicais ao aço pois acaba por intervir nas suas propriedades físicas deixando o aço quebradiço. Dependendo das exigências cobradas, o controle sobre as impurezas pode ser menos rigoroso ou então podem pedir o uso de um antisulfurante como o magnésio e outros elementos de liga benéficos.
O aço inoxidável é um aço de alta-liga com teores de cromo e de níquel em altas doses (ultrapassam 20%).
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, em construção, etc . Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o alumínio no transporte por sua