construção mecanica
Aços de Usinagem Fácil
1 - Introdução = Douglas
2 - Fatores metalúrgicos que influenciam a usinabilidade = Henrique
3 - Tipos de aços de usinagem fácil = Lucas
4 - Encruamento dos aços de usinagem fácil + conclusão = Alex
Montar slides, duração de 15 minutos, utilizar imagens e ou vídeos.
Fazer trabalho escrito para entregar, e mandar no email da classe.
1 - Introdução
A usinabilidade é um dos característicos mais complexos dos metais, podendo ser definida como “uma propriedade relacionada com a facilidade com que um metal pode ser cortado, de acordo com as dimensões,forma e acabamento superficial requeridos comercialmente”.
Como se vê, pela própria definição, a usinabilidade é um característico que depende de um grande número de fatores, entre os quais a qualidade, o tipo e a forma da ferramenta de corte, o tipo e o estado das máquinas-ferramenta, a velocidade de avanço e a profundidade de corte, o fluido para resfriamento, etc.
Em conseqüência, a usinabilidade não é propriedade fácil de ser determinada; um dos métodos mais comuns para medir a usinabilidade relativas dos metais consiste em se determinar, sob condições prefixadas de tipo de ferramenta e de condições de corte, isto é, velocidade, avanço e profundidade de corte, qual o material que garante vida mais longa da ferramenta, entre afiamentos consecutivos.
Esse método corresponde, em outros termos, à determinação da vida da ferramenta.
Outro método corresponde à velocidade de corte, no qual se determina a máxima velocidade segundo a qual uma ferramenta padronizada, sob condições pré-determinadas de operação, pode continuar a apresentar resultados satisfatórios, num período específico de tempo.
A vida da ferramenta e a velocidade de corte estão relacionadas pela equação VTn = Ct onde V é a velocidade de corte, T a vida da ferramenta e n e Ct representam