TRABALHO USINABILIDADE
ANDERSON ANDREY PICCIN JOSÉ – RA 3205499019
ATIVIDADE DE PESQUISA
USINABILIDADE DOS METAIS
Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina de Mecânica.
DOCENTE: PROFESSORA GISELE SIQUEIRA
RIBEIRÃO PRETO - SP
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
ANDERSON ANDREY PICCIN JOSÉ – RA 3205499019
ATIVIDADE DE PESQUISA
USINABILIDADE DOS METAIS
Trabalho realizado para avaliação parcial da disciplina de Processos de fabricação I da sexta série do curso de Engenharia Mecânica.
DOCENTE: PROFESSORA GISELE SIQUEIRA
RIBEIRÃO PRETO - SP
2014
USINABILIDADE
Definição:
Usinabilidade é um termo bastante usado no estudo dos processos de usinagem, e diz respeito tanto ao material da peça quanto ao da ferramenta, e às variáveis de processo envolvidas no corte dos metais. A complexidade e a importância desta “propriedade” pode ser observada pela simples análise das diversas definições encontradas na literatura. Segundo Ferraresi (1970), usinabilidade pode ser definida como “uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo (índice de usinagem), um conjunto de propriedades de usinagem de um material em relação a outro tomado como padrão”. Trent, 1984, sugere que usinabilidade não é uma propriedade, e sim o modo do material se comportar durante a usinagem. Porém, a definição mais simples e que melhor se aplica foi apresentada por Mills e Redford (1983): “Usinabilidade é a propriedade de um material que governa a facilidade ou a dificuldade com a qual este material pode ser usinado usando uma ferramenta de corte”, que também sugerem que, na prática, o termo usinabilidade tende a refletir os interesses imediatos do fabricante.
Visam racionalizar o uso das ferramentas de acordo com a peça a ser usinada, a fim de se evitar as paradas das máquinas para substituições de ferramentas devido desgastes prematuros ou por quebras, objetivando a melhor produtividade para a empresa,