Usina Nuclear
1. O que é uma Usina nuclear
1.1 Lixo Nuclear
1.2 Descarte
2. Energia Nuclear
2.1 Energia de Fusão
2.2 Bomba Atômica
3. Vantagens e Desvantagens da Usina Nucelar
4. Complexo Angra dos Reis – Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto
4.1 Potência
4.2 História
4.3 Enriquecimento do Urânio]
4.4 Centro Experimental Aramar
5. Tratado de Não-Proliferação Nuclear
6. Acidentes Nucleares
6.1 Hiroshima e Nagasaki
6.2 O Acidente de Three Mile Island
6.3 O Acidente Nuclear de Chernobyl
6.4 O Acidente Nuclear de Goiânia
6.5 O Desastre Nuclear de Fukushima
6.5.1 Liberação de Césio 137
Usina Nuclear
1. O que é uma Usina nuclear
Uma Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.
As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioativa, se estabelece uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
Lixo Nuclear
Os rejeitos radioativos provenientes de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, etc., recebem o nome de lixo Nuclear. Como o próprio nome já diz, este material é resultado da atividade com elementos radioativos que emitem energia nuclear, como por exemplo, Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Este lixo não pode ser reutilizado em razão dos isótopos radioativos, ou seja, não pode ser tratado como lixo comum.
Por que o lixo nuclear representa perigo? Quando os isótopos de Urânio