ecologia
BASES DA ECOLOGIA
A palavra ecologia significa “o estudo da casa- em grego,
oikos significa “casa” e logos quer dizer “estudo”.
A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que
determinam a sua distribuição
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
EM ECOLOGIA
Indivíduos morfologicamente semelhantes que são capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.
Organismos da mesma espécie que povoam um mesmo território.
É um conjunto formado por populações de espécies distintas que compartilham o mesmo território.
Assim como uma célula pode ser considerada a unidade fundamental da vida, os ecossistemas podem ser considerados a unidade fundamental de estudo da ecologia.
O ecossistema é constituído por organismos e pelo meio ambiente em que vivem, é onde ocorre a relação dos seres entre si e com o meio. O maior ecossistema da Terra, parte viva do planeta. Lebre- européia (Lepus europaeus campestris).
Um exemplo de desequilíbrio ambiental ocorrido em meados do século XIX na Austrália.
Fatores Bióticos (bio = vida)
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última.
Fatores Abióticos
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.
A Passagem do Noroeste é uma via marítima composta por uma sequência de estreitos no norte da América, acima do Círculo Polar Árctico, e que permitem a ligação do estreito de
Davis ao