RELATÓRIO DA APRESENTAÇÃO DO TEMA HIERARQUIA SEXUAL NAS ORGANIZAÇÕES
DO TEMA HIERARQUIA SEXUAL NAS ORGANIZAÇÕES
Hierarquia de Gênero nas Organizações
INTRODUÇÃO
O grupo iniciou a apresentação do tema destacando a expressão, que segundo ele, é a que melhor define a questão da hierarquia sexual na sociedade, trata-se do fenômeno do “teto de vidro” que representa a barreira visível, os obstáculos que as mulheres enfrentam no seu dia-a-dia.
Com o intuito de um maior esclarecimento do tema houve a exposição de gráficos que demonstravam os diversos setores do mercado de trabalho e as respectivas participações de homens e mulheres, observou-se que há predominância masculina na maioria dos setores, porém a presença feminina em alguns setores, como o de administração, superou a masculina.
Outro gráfico explanava a questão da faixa salarial para homens e mulheres evidenciando a disparidade que ainda predomina, as mulheres ganham menos para exercem a mesma função que o homem.
DESENVOLVIMENTO
A fim de contextualizar o tema o grupo demonstrou a questão histórica onde foi destacada a evolução da hierarquia da mulher que no início não desfrutava de plenos direitos, ela era totalmente submissa ao homem. Essa situação foi aos poucos se modificando com o advento dos ideais feministas, que buscam não só a valorização da mulher na sociedade, mas também a igualdade política e social.
O grupo apresentou a “Marcha das Vadias” como exemplo de movimento feminista que, de acordo com o que foi apresentado, se trata de um evento anual que organiza ações de valorização da mulher, como votação de projetos de lei, debates e questões políticas defendendo sempre a igualdade e o respeito para com as mulheres diferentemente do que a coletividade considera que seja a defesa da supremacia feminina.
A fim de explanar o assunto houve a apresentação de fatos científicos e estudos que demonstravam as disparidades nas questões biológicas em relação ao homem e à mulher, essas diferenças explicitam as capacidades corporais e cerebrais