Usina itaipu
Um dos destaques no Brasil é a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, maior produtora de energia no mundo, e um empreendimento binacional - desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná. A potência da usina chega a 14.000 MW (megawatts) de potência instalada, fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e abastece 71,3% do consumo paraguaio.
A usina hidrelétrica Itaipu Binacional está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai.
Tem como missão gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai.
Neste trabalho iremos demonstrar como foi uma ótima escolha a união dos dois países, Brasil e Paraguai, pois nos anos 1960 havia a disputa pelas Sete Quedas, mas com a descoberta do potencial hidrelétrico do Rio Paraná em vez de medir forças, os dois governos fizeram a sábia opção: unir forças e hoje ser considerada a maior produtora de energia no mundo.
Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional
(A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.)
A Usina Hidrelétrica de Itaipu corresponde a um grande empreendimento arquitetônico com finalidade de obtenção de energia elétrica, essa construção foi constituída pelo interesse do Brasil e do Paraguai a partir de um acordo entre os envolvidos no processo. ( Fig.1)
A fonte hídrica que proporciona a movimentação das turbinas é o Rio Paraná. Essa é a maior usina hidrelétrica do mundo, em se tratando de potência.
A energia gerada na usina é divida entre Brasil e Paraguai, a parte que cabe ao Brasil responde por 24% de toda energia produzida no país. A distribuição da parcela pertencente ao Brasil é realizada pela Empresa Furnas Centrais Elétricas S.A. ( Fig.2)
O processo de negociação entre Brasil e Paraguai ocorreu