Usina De Concreto
Uma central pode preparar e transportar grandes quantidades de concreto em curto espaço de tempo. Ainda, como o estoque de materiais é feito fora do local da obra, há redução no controle de suprimentos, materiais e equipamentos, bem como eliminação das áreas de estoque, com melhor aproveitamento do canteiro de obras. Além disso, concretos com diferentes propriedades para atender às necessidades de execução de tipos específicos de peças estruturais, alturas e dificuldades de lançamento podem ser preparados por uma central sem maiores transtornos às obras.
Numa central, os estudos prévios para definição da dosagem, seleção de materiais adequados e a correta proporção dos materiais resultam em concretos mais homogêneos que dão mais segurança ao processo, além da economia gerada pelo fornecimento de concretos em alta escala, maior sincronização entre as atividades e melhor uso dos recursos humano. Não se deve esquecer que uma central oferece assistência técnica, pois possuem equipe de especialistas, com plenas condições de auxiliar os empreendimentos na busca de soluções que visem aprimorar o processo.
Para preparação de concreto são empregadas as centrais dosadoras e as centrais misturadoras. As centrais dosadoras são aquelas que apenas realizam a dosagem dos insumos do concreto no balão do caminhão betoneira, onde a mistura é realmente efetivada.
Quando o assunto são as centrais misturadoras de concreto (que também são dosadoras), um componente do equipamento assume vital importância na qualidade da produção: os misturadores. Os movimentos do equipamento, combinados com a ação dos agitadores e dos demais componentes internos, contribuem para