Usina de concreto
CURSO ENGENHARIA CIVIL
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SÃO PAULO- SP
2013
COLABORADORES
ALINE AUGUSTO DE OLIVEIRA RA A142EB-0
AMANDA REGINA DE SOUZA RA T993ED-9
CARLOS EDUARDO F. DA SILVA RA B160JC-7
CÍCERO ROBERTO C.ASSUNÇÃO RA B14IIG-0
ERALDO FRANCA RA
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TEMA: RELATÓRIO TÉCNICO DE UMA CENTRAL DE CONCRETO
SÃO PAULO- SP
2013
INTRODUÇÃO
O relatório a seguir apresenta nossa visita realizada dia 19 de Abril de 2013, na usina de Concreto Supermix/ Vila Maria.
A Supermix conta com mais de três mil colaboradores e aproximadamente 2.000 equipamentos, a Supermix está presente em 23 estados do Brasil e em sete localidades no estado norte americano da Flórida. Mantém uma capacidade de entrega acima de cinco milhões de metros cúbicos de concreto por ano e está capacitada para o atendimento a obras de pequeno, médio e grande porte, a partir das mais de 100 filiais ou de centrais de canteiro.
Na nossa visita pudemos ver o funcionamento de uma usina de concreto, como a chegada de agregados, o controle dos mesmos, os silos de cimento, aditivos, central de máquinas, caminhões entre outros equipamentos.
1. DEPÓSITO DE AGREGADOS
O agregado é um componente inerte que desempenha a função de material de enchimento e de material resistente. Constituído por partículas que devem ser cimentadas entre si pela pasta, resultante da hidratação da mistura de cimento e água.
O agregado ocupa entre 60% a 80% do volume total do concreto, periodicamente são feitos ensaios de caracterização em todos os agregados.
Podemos classificá-los como naturais ou artificiais, miúdos ou graúdos, leves ou pesados. Exemplo: areia e brita.
1.1. AGREGADOS GRAUDOS
O Agregado graúdo é um pedregulho natural, seixo rolado ou pedra britada, proveniente do britamento de rochas estáveis, com um máximo de 15% passando na peneira de 4,8 mm. Devem