língua
Prática do Ensino de Língua Portuguesa
Professora regente: Juliana Garcia
Professor estagiário: Cristiane Fernandes
Data:
Aluno (a): ___________________________________________________________________________
O R A Ç Õ E S S U B O R D I N A D A S
1 INTRODUÇÃO – REVENDO CONCEITOS
1.1 Oração é toda estrutura formada, tendo como núcleo um verbo.
1.2 O período é formado por duas ou mais orações, e, que, por sua vez, pode ser composto por coordenação ou subordinação.
1.3 Período composto por subordinação é aquele constituído por uma oração principal e por uma ou mais orações subordinadas.
1.4 Oração subordinada é a oração que mantém relação de subordinação e dependência com a oração principal, exercendo, para ela, uma função sintática (sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, aposto, adjunto adnominal ou adjunto adverbial); geralmente, no período composto por subordinação é introduzida por conjunção (conectivo que relaciona as orações).
Ex.: Ele disse que virá logo.
Oração principal conectivo oração subordinada (exerce a função de objeto direto)
2 CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS
As orações subordinadas sempre exercerá uma função sintática para a oração principal, sendo, então, classificada de acordo com essa função sintática exercida para a oração principal. Elas podem ser: oração subordinada substantiva, adjetiva ou adverbial.
2.1 Oração subordinada substantiva – exerce função sintática de núcleo substantivo (ou seja, toda a oração subordinada substantiva pode ser substituída por um núcleo substantivo). Geralmente, são introduzidas pelas preposições integrantes “que” e “se”. Esse tipo de oração subordinada é nomeada de acordo com as funções sintáticas (sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e aposto) que exercem. Então, elas podem ser:
Oração subordinada substantiva