USINA COncreto
http://www.nepae.feis.unesp.br/Apostilas/Estudo%20das%20vigas.pdf
Para o engenheiro, o pré-dimensionamento é uma etapa do cálculo estrutural, enquanto que para o arquiteto, é uma etapa do projeto arquitetônico.
Este trabalho visa pré-dimensionar as estruturas de uma residência com dois pavimentos, através de fórmulas analíticas e/ou empíricas. No cálculo, devem-se considerar alguns aspectos, como material, vão, dimensionamento, carregamento, entre outros fatores.
1. PRÉ-DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO TIPO
1.1 Introdução
O objetivo do pré-dimensionamento de peças estruturais é o de se chegar o mais próximo possível do dimensionamento final que deve ser apresentado nos projetos estruturais.
O pré-dimensionamento é realizado em etapas, sendo analisadas primeiramente as lajes, depois as vigas, e por fim, os pilares. Cumprida esta fase, os carregamentos, os esforços solicitantes, as reações de apoios, entre demais itens, já podem ser calculados.
Atualmente, há softwares que facilitam este processo, auxiliando o trabalho do profissional que elabora os cálculos, tornando-os cada vez mais precisos.
Um bom pré-dimensionamento resulta em taxas de armaduras e seções finais aproximadas as adotada no dimensionamento, proporcionando economia de tempo, e também financeira, no processo final.
1.1.1 Lançamento da estrutura
O lançamento da estrutura é realizado sobre o projeto arquitetônico, devendo atender alguns aspectos básicos relacionados à estética, economia, funcionalidade e resistência às ações horizontais.
No quesito estético, deve-se atender as condições estéticas definidas no projeto arquitetônico. Como normalmente a estrutura é revestida, procurando-se embutir as vigas e os pilares nas alvenarias quando possível.
Ao lançar a estrutura visando minimizar o custo da mesma, segue alguns itens importantes:
Uniformização da estrutura, gerando maior redução de