Medo da Velhice: A relação entre o envelhecer e a demanda pela beleza jovial. São Paulo, 2010.
Em função de morar no interior, em algumas férias e quase todo fim de semana vínhamos para São Paulo, meus pais e eu, ficávamos em casa de minha avó paterna. Além de nós, hospedes freqüentes, reuniam-se ali, amigos, irmãos e cunhados de minha avó, todos imigrantes portugueses.
A faixa etária variava de 58 à 75 anos, todos se reuniam ali para conversar, jogar “buraco” e conviver. Como o número de pessoas sempre excedia o número necessário de jogadores, sempre sobravam alguns para me fazer companhia.
Conversavam e brincavam comigo, tinha apenas 02 anos a essa altura, e eles buscavam tornar divertido o tempo em que ali estávamos, eram meus amigos de folguedos. Em outras datas, esses meus companheiros se juntavam a outros irmãos e irmãs de meu pai, outros tios e todos os meus primos, passávamos juntos grandes temporadas convivendo em total harmonia as mais diversas faixas etárias, divertíamo-nos bastante. Outras vezes, reunímo-nos com a família de minha mãe, meus avós maternos sempre tinham histórias para contar, de seus pais, avós...
Meu avô materno, imigrante português, que menino, 12 anos, veio para o
Brasil e tinha muitas lembranças de sua terra, contava estórias de seus avós, muitas lendas e mitos do vilarejo onde nasceu. Já minha avó, nascida e criada em fazenda no interior e posteriormente em colégio interno, relembrava coisas de sua infância e mocidade. Tal convívio me era natural e o envelhecer saudável, ser velho jamais me foi mostrado como outra coisa que não mais uma etapa do desenvolvimento e da vida.
Ouvir seus pensamentos, sonhos, visão de mundo, suas histórias de vida, sempre me pareceu natural, alegre, saudável, um tempo feliz, que apenas mais recentemente na década de 90, com o falecimento de avós e tios-avós, fui entendendo essa etapa da vida de forma diferente.
Ainda hoje convivo com meus tios e meus pais todos entre 70 e 80 anos, lúcidos e ativos. Viajamos e saímos juntos, nos reunimos em festas familiares.