usabilidade e design universal
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
RUI CONCEIÇÃO DE MENEZES JÚNIOR
INTERFACE HOMEM COMPUTADOR
RESPOSTAS – Avaliação Virtual
Salvador
2014
RUI CONCEIÇÃO DE MENEZES JÚNIOR
RESPOSTAS – Avaliação Virtual
Atividade solicitado pelo professor Duílio Andrade como requisito avaliativo do semestre 2014.1 da disciplina Interface Homem Computador.
Salvador
2014
Respostas
1- Questão: Não. Acessibilidade trata de formas de prover acesso a locais, serviços ou informações os diversos tipos de pessoas, independente das suas limitações físicas ou motoras, culturais e sociais. E a usabilidade é responsável por tratar de facilidades de uso, em termos de satisfação, efetividade e eficiência.
Tanto acessibilidade quanto usabilidade são de extrema importância, não sendo uma mais importante que a outra. Pois quando relacionamos uma com a outra, chegamos à conclusão de que estes conceitos são complementares, se existe uma boa acessibilidade é bem provável que exista uma boa usabilidade, e assim em relação ao contrário.
2- Questão: Tolerância a falhas, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo e baixo esforço físico.
- Tolerância a falhas: O objetivo é minimizar erros e ações provenientes de atos involuntários ou acidentais dos usuários, através de mensagens ou opções para que as falhas sejam solucionadas.
- Flexibilidade no uso: Oferecer uma variedade de opções e habilidades particulares para cada usuário.
- Uso simples e intuitivo: o design precisa ser de fácil entendimento, independentemente do nível de conhecimento do usuário e elementos complexos devem ser eliminados.
- Baixo esforço físico: o design precisa ser usado de forma eficiente e sem causar muito esforço físico ao usuário, para não causar cansaço, esforço repetitivo e posições desconfortáveis.
O design universal tem o objetivo criar e tornar produtos comercialmente