RESENHA: O DESIGN UNIVERSAL COMO ABORDAGEM ERGONÔMICA NA CONCEPÇÃO DE PRODUTOS
2050 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE FUMECFACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ERGONOMIA APLICADA
RESENHA:
O DESIGN UNIVERSAL COMO ABORDAGEM ERGONÔMICA NA CONCEPÇÃO DE PRODUTOS
CAROLINA LONDE KATAGIRI
Belo Horizonte
2013
1. Introdução
O Design Universal é baseado no conceito de que todos os produtos, ambientes, meios de comunicação, etc., sejam concebidos buscando atender as necessidades da grande maioria dos usuários.
O Design Universal deve ser aplicado desde o processo de concepção do produto, otimizando sua usabilidade. Como visa atender as necessidades da maioria da população, a usabilidade refere-se a todas as pessoas, incluindo idosos e deficientes.
Para atender as novas exigências do mercado, mantendo os produtos competitivos, é necessário que as empresas aprimorem os produtos diferenciando-os daqueles já existentes no mercado.
2. Corpo do trabalho
A essência do Design Universal respeita as diferenças entre os indivíduos e promove a inclusão das pessoas as suas Atividades da Vida Diária. São consideradas AVDs atividades fundamentais para a sobrevivência.
Um estudo realizado em São Paulo com pessoas maiores de 65 anos, mostrou que 61% dos entrevistados não eram capazes de realizar as suas AVDs sem ajuda. A partir desse estudo, pode-se concluir que os produtos devem facilitar as suas atividades de uso cotidiano. Os princípios do Design Universal possibilitam a avaliação do produto em relação a usabilidade e acessibilidade.
A usabilidade, refere-se a ampla dimensão da interação entre usuário e produto, a facilidade em que o consumidor pode aprender a usar o produto de forma eficiente e segura, sendo que ainda não haviam tido contato.
3. O Design Universal e a Ergonomia
O resultado da aplicação do Design Universal a concepção de produtos. Traduz-se na facilidade e segurança a sua utilização pelo usuário. Neste caso, a Ergonomia surge como auxílio e contribuição para avaliação quanto a interface usuário versus