Usabilidade em jogos
Girrese Ferreira
Leonardo Daitx de Bitencourt
Samuel Ghisleri Minatto
Thiago Steckert
Universidade Federal De Santa Catarina – Campus Araranguá
Rua Pedro João Pereira, 150 -Mato Alto – Araranguá – SC -CEP 88900-000
Resumo: O tema central deste paper é apresentar a relação e a importância da presença da usabilidade nos jogos. Será exposto um breve histórico sobre o tema, além de exemplos de jogos que, ao longo dos anos, incorporam ou não as definições e métricas definidas pela área que engloba a ergonomia e usabilidade.
Palavras-chave: Jogos, ergonomia, usabilidade.
1. Introdução
O teclado, joysticks e mouses são dispositivos que permitem ao ser humano interagir com sistemas em geral, sejam eles simples softwares com funcionalidades estabelecidas ou jogos. A aplicação da ergonomia e usabilidade é importante em diversas áreas do conhecimento, seja na área da saúde, seja na área tecnológica, promovendo um bem estar para as pessoas que interagem com o meio ou com algum dispositivo físico de controle.
Com o tempo o advento dos jogos eletrônicos se tornou uma realidade. Há 30 anos ou mais os jogos eram limitados de recursos gráficos e por isso eram mais simples nesse quesito, não havia área responsável por determinar e padrões dos recursos disponíveis na interface gráfica.
Com o avanço tecnológico no segmento gráfico em jogos, foi necessário o desenvolvimento e agregação de métodos para tornar os jogos mais intuitivos, com interfaces limpas. A releitura desses conceitos alavanca o sucesso crescente dos jogos eletrônicos no mundo comercial, aumentando o número de vendas a cada ano bem como contribui diretamente para o considerável crescimento do número de consumidores deste mercado que é hoje um dos mais expressivos do mundo.
2. Usabilidade em jogos Digitais
Inicialmente a interface e as formas de controles disponibilizadas para a interação com os primeiros jogos era bastante