Wimax
WiMAX é uma tecnologia padronizada de rede sem fio que permite substituir as tecnologias de acesso de banda larga por cabo e ADSL. O WiMAX permite a comunicação fixa entre um ou mais pontos, comunicação portátil e, eventualmente, comunicação móvel sem fio sem a necessidade de visada direta com a estação base.
O IEEE 802.16 é o padrão para transmissão sem fio ponto-a-ponto e ponto-multiponto para estações fixas (BWA – Broadband wireless access). A versão inicial foi desenvolvida para cobrir várias soluções de BWA entre 10 e 66-GHz e projetada para atingir até 50 quilômetros. Como resultado, somente um conjunto de funcionalidades foi adotada pelo mercado, gerando o padrão atual IEEE Std 802.16-2004 que opera em freqüências abaixo de 11-GHz, aprovado em junho de 2004.
Esse padrão é conhecido como WiMAX que é um acrônimo de Worldwide Interoperability for Microwave Access. Uma revisão está sendo elaborada para componentes móveis e sua aprovação está sendo esperada para 2005, conhecida como IEEE 802.16e.
Tecnologia do WiMAX
O WiMAX é desenhado para operar em um raio de cobertura que varia entre 3 e 10 quilômetros com a capacidade de até 40 Mbps por canal para estações fixas ou portáteis. Essa taxa de transmissão pode oferecer suporte simultâneo a centenas de conexões E1 (2 Mbps) e para milhares de conexões residenciais que utilizam ADSL (taxas de transmissão até 1 Mbps). Para as conexões móveis o WiMAX deve suportar até 15 Mbps em um raio de cobertura de até 3 quilômetros. A expectativa é que essa tecnologia possa ser incorporada em notebooks e PDAs até 2006, permitindo a comunicação móvel em áreas urbanas.
O WiMAX não conflita com o padrão 802.11 (WiFi) mas o complementa. Como o padrão IEEE 802.16 utiliza o mesmo LLC (Logical Link Controller baseado no padrão IEEE 802.2) de outras redes LANs e WANs, é possível o roteamento entre eles. Por ser um complemento do WiFi também é possível incluir outros protocolos das redes Ethernet (802.3), token-ring (802.5)