O mito da caverna
A Verdadeira Realidade vemos o que queremos.
Vemos o que entendemos dentro do que gostamos.
O Mito da Caverna, demonstra pessoas presas a sua ignorância...Ao que querem ver.
O Mito da Caverna explica a verdadeira realidade. Uma bela contribuição metafórica do Grande Filósofo Grego Platão, encontra-se na Obra A República (Livro VII), deixa um contexto como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.
Imaginem 3 pessoas que foram criadas e educadas no fundo de uma caverna, estando presas e acorrentadas.
Na entrada da caverna, temos uma fogueira onde a imagem que se forma no interior são as sombras de uma realidade distorcida.
Lá fora, a vida passa e imaginamos que apenas uma dessas 3 pessoas se liberta e sai da caverna. Encontra a Luz! Sente-se cego por instantes. Precisa se ajustar se adequar. Sente a Brisa passar pelo corpo.Vê os animais, pastores...Sente-se a princípio deslocado, e logo Livre.
Vendo a vida se manifestando a sua frente, irradia felicidade com a natureza e com a realidade que não enxergava. Descide imediatamente voltar, e ansioso volta para dentro da caverna e retirar seus 2 companheiros que lá ficaram. Mas, é morto logo ao falar da realidade fora da caverna. Seus companheiros inconformados acabam por matá-lo, pois para eles a realidade que predomina é da sombra.
Insistem em ficar na caverna vendo sombras e alguns nem isto vêem mais. Estão inconformados com o que ouviram, só vêem o que desejam e vivem aquilo pois já estão conformados com a mediocridade!
Estão presos na própria ignorância e estupidez, e dificilmente sairão dela um dia.
Aquele que volta para avisar a verdade que viu paga um preço altosempre (a morte, a perda de um amor, a desconfiança do seu povo, ódio dos incrédulos e perseguição dos poderosos).
Muitos vivem no cárcere do fanatismo político e irreal da vida, talvez condenados por todo o sempre. Existem milhares de