Urbanização diadema
Porque ela existe? A cidade existe para garantir o desenvolvimento econômico e social, a oferta digna de condições de moradia para seus habitantes, o atendimento da demanda de serviços públicos e comunitários à população, a preservação e recuperação do meio ambiente.
Como se organiza? Estatuto da Cidade é a lei que estabelece as regras gerais da política urbana. O plano diretor, a lei de uso de solo, o Código de Obras, serve de ferramentas às prefeituras para focar os problemas, e assim conciliar estratégias de combate para garantir o bem-estar da população. O Plano Diretor tem por objetivo garantir que a cidade cresça de maneira certa, protegendo a natureza, os prédios que fazem parte da nossa história e buscando o equilíbrio entre o que se produz e o que se consome, assim teremos uma cidade saudável e produtiva.
Como administrá-la? O urbanismo é a atividade de estudo, regulação, controle e planejamento da cidade e da urbanização; corresponde à ação de projetar e ordenar as cidades. No entanto, sob um ponto de vista mais amplo, o urbanismo pode ser entendido tanto como um conjunto de práticas ou de idéias, quanto como uma forma ideológica que visa reproduzir as condições gerais do modo de produção capitalista.
E como ela surgiu? Uma cidade nasce a partir do momento em que um determinado número de pessoas se instala numa certa região através de um processo denominado de urbanização. Diversos fatores são determinantes na formação das cidades, tais como a industrialização, o crescimento demográfico, etc... As características essenciais